segunda-feira, 31 de maio de 2010

Estrutura do Pim

Segue abaixo link para arquivo com a estrutura do Pim orientado pela professora Rosi Garcias.

Modelo_PIM_MODA_G[1].doc

sábado, 29 de maio de 2010

Exposições

Exposição: A ARTE DO DIA A DIA

De 28 de maio a 10 de Junho de 2010

LOCAL: Livraria Cultura conjunto Nacional

Av. Paulista, 2073 - espaço de Exposições
(entrada pela Alameda Santos)

Horário:
Segunda a Sábado - 9h às22h
Domingos e Feriados - 12h às 20h

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Mostra em São Paulo expõe chapéus nada retô.

NA CABEÇA, até 27 de AGOSTO.
LOCAL: A Casa - Museu do Objeto Brasileiro.
Endereço: Rua: Cunha Gago, 807, Pinheiros, Zona Oeste.
Tel: 3814 9711
Site para informações; www.acasa.org.br
HORÁRIO: de segunda a sexta, das 10h às19h
GRÁTIS

Vaga de estágio com a estilista Elisa Chanan

Estágio para estudantes de design de moda com a estilista Elisa Chanan.

Preferível disponibilidade para manhã e tarde, indispensável conhecimento em corel e photoshop.

Enviar currículo para estagioelisachanan@gmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mudanças datas de apresentação do Pim

A professora Mary pede para avisar a todos que as datas de apresentação do Pim foram alteradas para os dias 16, 17 e 18 de junho.

Os grupos ficarão no mesmo esquema, só a data de início mudou do dia 15 para o dia 16.

Foi recebida do MEC a informaçãeo de que as notas de apresentação do PIM a partir do 3º semestre deverão ser individuais, como no TCC dos cursos de graduação.

Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso exibe Alice Através do Espelho



Serviço:
Espetáculo Alice Através do Espelho
Temporada: de 22 de abril a 11 de julho de 2010 – de quinta-feira a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30
Recomendação etária: espetáculo não recomendado para menores de 12 anos.
Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso
Endereço: Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp, Capital
Capacidade: 50 lugares
Duração: 75 minutos
Gênero: teatro pós-dramático
Entrada: franca – A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento. Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a sábado, das 12h às 20h30; domingo, das 11h às 19h30. São distribuídos dois ingressos por pessoa.



http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2010/04/14/teatro_alice_atraves_espelho.ntc

Palestra + Noite de Autógrafos

Prezadas alunas.

Lembrem-se que amanhã teremos uma palestra e a noite de autógrafos,
do livro lançado por dois professores de Corel. Levem dim dim, pois será vendido o livro após a palestra para quem se interessar.

A lista de presença valerá como atividades complementares.

Avisem aos colegas.

Nos veremos amanhã.

Profª Mary

Senac Expo Casamentos edição 2010




www.expocasamentos.com.br

Concurso de Croquis UseFashion 10 anos!




Concurso de Croquis UseFashion 10 anos!
21/05/2010


O famoso Bureau de Tendências UseFashionestá comemorando seus 10 anos com uma super promoção para quem é estudante ou já é profissional!

para participar é fácil; basta enviar seus croquis em uma das seguintes categorias:

calçados
bolsas
acessórios
vestuário
estamparia
O tema dos desenho deve ser "Festejar!"

Os vencedores terão livre acesso ao cobiçado conteúdo do portal Use Fashion por 6 meses e ganharão uma assinatura do UseFashion Journal por 1 ano.

para ver o regulamento e fazer o download da ficha de inscrição é só acessar: http://www.usefashion.com/dezanos/concurso.html



8ª Semana Senac do Patchwork




Mais infos em http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?tab=00002&subTab=00000&newsID=a17390.htm&testeira=453

terça-feira, 25 de maio de 2010

Prova de Tecnologia Têxtil

A professora Neide pede para avisar a turma que o conteúdo da prova do segundo bimestre será somente a matéria sobre malharia, já disponível para download em outro post. Para acessá-lo basta clicar ao lado no marcador matéria - tecnologia têxtil e procurar nos posts recentes.

Ela pede também que todos levem uma calculadora, pois haverá uma questão para se calcular rendimento de malha.

fichas técnicas - tecnologia da confecção

Aviso a todos que as fichas técnicas pedidas pela professora Queila devem ser entregues no dia da prova da matéria de Tecnologia da confecção.

Devem ser feitas 10 fichas técnicas, sendo 7 as que foram dadas em aula, e as três restantes criadas individualmente.

Os desenhos devem ser feitor à mão, e o arquivo ds ficha já se encontra disponível para download no blog em outro post. Para acessá-lo basta clicar ao lado no marcador matéria - tecnologia da confecção e procurar nos posts recentes.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

matéria - planejamento e criação de coleção

segue aula de sexta passada

Aula_plnj..ppt

Programa Top China Santander Universidades

Olá pessoal

Gostaria que entrassem no site da UNIP e verificassem o edital para o
Programa Top China Santander Universidades, para conhecimento e divulgação
junto aos colegas.Por enquanto é só para os bacharelados mas acredito que
logo o Santander deverá propor um programa semelhante para os Cursos
Tecnológicos em função da realização do ENADE.Vejam a importância que está se
dando ao ENADE.

Profª Cleusa Pires de Andrade
Coordenação Geral
Campus - Paulista
Tel. 3170-3833
Fax 3170-3944

matéria - tecnologia têxtil

segue link para matéria de malharia

Malharia sup pdf.pdf

domingo, 16 de maio de 2010

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ajudem a votar!

Boa noite alunos!

Como vocês sabem eu faço consultoria de desenvolvimento pra empresas de moda pelo Senai e uma empresa me procurou pra desenvolver bolsas e ecobags pra concorrer o concurso da empresa vicunha e todas foram aprovadas na primeira seleção, e peço a gentileza que vocês entrem nesse link http://www.vipreview.com.br/seuestilo/content.php?p=votacao e votem quantas vezes quiser nas bolsas e sacolas e mochilas da empresa JÁGB, que é a empresa que desenvvi os pordutos, conto com o apoio de vocês.

ATT
Prof.Hanna
www.hannakramolisck.wordpress.com

13ª FEIRA DO ESTUDANTE - EXPO CIEE 2010

PREFEITURA DE SÃO PAULO

13ª FEIRA DO ESTUDANTE - EXPO CIEE 2010

A Prefeitura de São Paulo irá participar da 13ª Feira do Estudante - Expo CIEE 2010, promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que acontece nos dias 14, 15 e 16/05 no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera. Mais informações podem ser obtidas no www.prefeitura.sp.gov.br/estagio ou


FALE VONOSCO POR e-mail:
smgcgpresponde@prefeitura.sp.gov.br

COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - CGP

ficha técnica

segue abaixo link com ficha técnica enviada pela professora queila, para desenvolvimento das fichas que ela vem passando em aula. as mesmas devem ser entregues em data a confirmas.

FICHA TECNICA DO PRODUTO - Queila.doc

estágiario para vaga de produto

enviado pela professora hanna

controle de qualidade - tecnologia da confecção

A Industria do Vestuário

A estrutura da indústria de confecção do vestuário é composta por um elevado número de empresas, com grande diversidade de escalas produtivas e uma grande heterogeneidade das suas unidades fabris, que são, na sua maioria, micro e pequenas empresas.
A indústria de confecção do vestuário é a principal produtora de bens finais do complexo têxteis e nela certas características gerais se destacam:

1) O baixo impacto das inovações técnicas na Indústria de confecções,
2) Estrutura industrial altamente heterogênea com pequenas unidades de produção estruturadas assim devido às mudanças da moda e ao ciclo sazonal de produção,
3) O processo de produção na indústria de confecção de vestuário é altamente compartimentado.
4) O ciclo de vida dos produtos ressalta a importância fundamental das formas de co­mercialização ou marketing, particularmente nas áreas em que a moda acaba diminuindo a vida comercial do produto.
As Etapas do Processo Produtivo:
A industrialização é o início do processo de confecção, de onde se inicia a pesquisa de tendência tanto para produto como das condiçoes do mercado, indo da compra de tecidos e aviamentos até a embalagem das peças a serem vendidas na comercialização de varejo.

Criação: (Estilista, Assistentes de estilo) - é a primeira etapa da confecção, também cha­mada de concepção, realizada por um estilista, é uma etapa fundamental para o sucesso da empresa. Esta etapa requer o conhecimento tanto das tendências da moda quanto das características da estratégia da empresa, de modo a desenvolver modelos que facilitem a comercialização. O modo de repassar a idéia é por um desenho estilizado (Corpinho humano mostrando a roupa com movimento, caimento). Logo apos esta criação é feito a ficha técnica onde a roupa é representada em desenho planificado e nela apresentamos todas as especificações técnicas para a confecção da peça em si.


Modelagem: Modelista, Assistente de modelagem - executada pelo modelista, consiste na concretização das ideias do estilista a partir da criação de uma modelagem de protótipo de onde serão elaborados os moldes ampliados e reduzidos adequados aos diversos tamanhos das roupas a serem fabricados. Esta adequação é denominada de gradação e segue tendências gerais de tamanhos padrão adequados ao perfil de medida do público alvo da empresa. Também é tarefa do modelista a separação das partes-base das roupas (mangas, golas, etc.) de modo a facilitar o processo de fabricação. Quando fazemos um protótipo criamos uma referencia e ficha técnica provisória para a peça, e nela, podemos fazer todas as modificações possíveis antes de aprovarmos a peça para a ampliação. A ampliação é toda feita no CAD (Computer aided design - desenho auxiliado por computador) para termos a redução do tempo e do gasto de tecido.


Corte: Cortador e assistente de corte - as informações geradas nos estágios anteriores, acrescidas daquelas fornecidas pelo setor de costura, marketing e do estoque, são usadas para o planejamento do corte. O corte é uma etapa muito importante do processo produ­tivo, pois um erro nesta operação tem pouca possibilidade de ser reparado, representando perda parcial ou total do tecido e atraso na produção para a empresa.

Apos o processo de ampliação e redução das modelagens, já estarão estabelecidos os tecidos escolhidos e passamos para o departamento de corte, onde fazemos o encaixe e risco no CAD para podermos fazer o enfesto e por fim o corte (Máq. de Faca de 8”).

Montagem: Gerente de Produção, Piloteiras, Costureiras, Arrematadeiras, Bordadeiras e Auxiliares de produção - a montagem é a etapa mais complexa do processo de produção. Consiste na união de dois ou mais elementos consti­tuintes de uma roupa.

O nosso departamento de produção é montado a partir de processo com fluxo contínuo, onde as operadoras especializadas trabalham em um Lay-out em “U”. Todo e qualquer equipamento é balanceado conforme o volume de produção prevista, as operações são bastante repetitivas, e tudo é manuseado por pacotes e colocado em caixotes. A eficiência de cada funcionário é controlada individualmente e gratificada por incentivos e ações motivacionais individuais.

Acabamento: consiste na limpeza e passadoria das pe­ças já costuradas, de modo a deixá-las prontas para a embala­gem e a comercialização. São executadas tarefas como corte de linhas, corte de sobras de tecido, pregamento de botões e colchetes, etc. Inclui também a passadoria da roupa pronta. A embalagem e o envio das encomendas para o estoque fazem parte desta etapa.

ORIGEM DO PRODUTO

O produto tem sua origem industrial em um sistema de produção, ou seja, os processos de criação, modelagem, prototipia e corte será feitos internamente, depois contrataremos os serviços de facção e bordado em pedrarias que são terceirizados e terão sua qualidade observada através do Módulo de Controle de Terceiros é possível controlar todas as facções – desde o envio da matéria-prima e semi-acabados até os preços do serviço que devem ser pago por Ordem de Serviço, Ordem de Produção e Pedido. Os lotes de corte enviados para as facções podem ser identificados com códigos de barra, facilitando e agilizando os report's de produção.

A confecção prêt-à-porter é composta de:
- Desenvolvimento de produto (estilista)
- Modelagem (modelista e operador de cad)
- Corte
- Aviamentação e etiquetagem
- Costura
- Acabamento
- Passadoria
- Embalagem em cabide e capa plástica
- Estocagem

6.2 – Fluxograma da estratégia

A - Sistema de Produção Interna com fluxo contínuo e gestão CAD/CAM/CIM
B - Sistema de Produção Intermitente com terceirização de serviços faccionados.
C - Sistema de Produção Terceirizada por gestão de Private Label.

2. Tipo de Sistema Adotado:

Interna com Fluxo Continuo. A produção é caracterizada pela fabricação, em larga escala, de poucos produtos com grau de diferenciação relativamente pequeno, a empresa fabrica segundo especificações, das fichas técnicas. O equipamento utilizado é do tipo genérico, que permitem adaptações dependendo das operações que estejam realizando no produto, exige uma mão-de-obra mais especializada. De uma forma geral podem considerar-se no acabamento de confecção as seguintes fases:

Segundo Araújo (1996 p.370). O exemplo mais comum é a unidade que fabrica camisas e calças de homem numa grande variedade de modelos, em muitas cores e muitos tipos de tecido, com isso a empresa recebe um elevado número de pequenos cortes todos os dias para os seus vários modelos. Deste modo à sala de costura tende a ser alimentada continuamente com muitas pequenas partidas de modelos ligeiramente diferentes.

Na sala de costura o fluxo de trabalho é também dividido em rotas separadas para as várias partes da peça a ser confeccionada. Os problemas do encarregado de produção concentram-se nas dificuldades em conseguir equilíbrio de carga de trabalho em todas as operações, e também no controle do fluxo do trabalho e do tempo de produção com uma mistura de vários modelos em produção simultânea.

As Etapas do Processo Produtivo Interno:

Criação: é a primeira etapa da confecção, realizada por um estilista, é fundamental para o sucesso da empresa. Esta etapa requer o conhecimento tanto das tendências da moda quanto das características da estratégia da empresa, de modo a desenvolver modelos que facilitem a comercialização.

Modelagem: executada pelo modelista, consiste na concretização das idéias do estilista de modo a criar um protótipo a partir do qual serão elaborados os moldes, adequando as proporções do protótipo aos diversos tamanhos das roupas a serem fabricados. Esta adequação é denominada de gradação (ou gradeamento), e segue tendências gerais criadas pela empresa. Também é tarefa do modelista a separação das partes base das roupas (mangas, golas, etc.) de modo a facilitar o processo de fabricação.

Corte: as informações geradas nos estágios anteriores, acrescidas daquelas fornecidas pelo setor de costura, marketing e do estoque, são usadas para o planejamento do corte. O corte é uma etapa muito importante do processo produtivo, pois um erro nesta operação tem pouca possibilidade de ser reparado, representando perda parcial ou total do tecido e atraso na produção para a empresa.

Montagem: executada por costureiras, a montagem é a etapa mais complexa e intensiva de trabalho do processo de produção. Consiste na união de dois ou mais partes de uma roupa.

Acabamento: consiste na limpeza e passadoria das peças já costuradas, de modo a deixá-las prontas para a embalagem e a comercialização. São executadas tarefas como corte de linhas, etc. Inclui também a passadoria da roupa pronta. O empacotamento e o envio das encomendas fazem parte desta etapa.

Introdução do CAD/CAM no Setor da Produção
As atividades incluídas nas fases que antecedem a costura passaram por transformações significativas com a introdução do sistema CAD (Computer aided design - desenho auxiliado por computador), do sistema CAM (Computer aided manufacturing — manufatura auxiliada por computador) e de dispositivos de controle numérico. Os principais benefícios obtidos consistem na redução do tempo e do gasto de tecido, além da capacidade de alterar facilmente os desenhos dos modelos.

4.1 A introdução do sistema CAD / CAM

· Na utilização do tecido o custo representa, em média de 40 a 60% do custo total de uma roupa, tornando relevante qualquer redução no seu gasto.

· Na mão-de-obra, o custo nas atividades de gradeamento e encaixe é pequeno em relação ao custo total da mão-de-obra.

· Na redução de tempo e no aumento da flexibilidade, são outras grandes vantagens do uso de sistema CAD, principalmente para as empresas que operam em mercados mais sujeitos às variações da moda.

· Na introdução o sistema CAD requer a reorganização da produção; pois novas rotinas e novas tarefas são exigidas. No caso de empresa com várias plantas industriais, as atividades anteriores à fase da costura devem ser centralizadas. Todas as operações devem ser coordenadas cuidadosamente para evitar longos períodos de ociosidade do sistema. Em situação contrária, as atividades de gradeamento e de encaixe manual são interrompidas e reiniciadas quando necessário, sem significativo aumento de custo, por não haver grandes volumes de recursos imobilizados.

O sistema CAD, atendendo a todas as tarefas de gradeamento, encaixe, readaptação de modelos e movimentação do material para o corte, requer que, no conjunto, todas as atividades estejam balanceadas de modo a evitar estrangulamentos no processo. Em função disso, a introdução desse sistema necessita de elevado nível de gerenciamento e de planejamento.

Sistema de Produção Private Label para:

Private Label é enfocada pelo prestador de serviço, ambos têm interesses iguais, devem ser parceiros perfeitamente integrados e inteirados das necessidades de cada um. O comportamento da empresa e dos prestadores vem mudando conscientemente para uma relação de parceria, onde a autonomia e independência de ambos estão cada vez mais patentes.

As Etapas do Processo Produtivo Externo:

· Desenvolvimento do modelo;
· Industrialização;
· Entrega nos prazos estipulado em dossiê e contrato registrado em cartório com grau de tolerância para datas de entrega e para defeitos com amostragem de 20% do lote e tolerância de 5% para defeito.

A Qualidade Na Criação E Desenvolvimento Do Produto De Moda

As características que orientam a qualidade do produto de moda começam na definição e análise das matérias-primas(fibras,fios,tecidos),passando pelas fases de criação, desenvolvimento, confecção, acabamento e sua relação com o consumidor, no uso diário.
Embora para Slack(1997,p.552) a qualidade possa ser entendida de maneira diferente, conforme a visão da “operação” e a visão do “consumidor”, sua definição de qualidade é:
“a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores. Isto implica em projetos de materiais, instalações e processos controlados com a finalidade de garantir que o produto ou serviço atenda às especificações exigidas pelos consumidores, combinando o propósito do produto e seu valor,em termos de custo e preço.Significa, também, uma adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço”.
Quando a expectativa dos consumidores em relação ao produto é grande e a sua percepção é pequena, a qualidade percebida pelo consumidor é pobre. Se ocorrer o contrário, com expectativas menores que as percepções, a qualidade é percebida como boa. Somente há equilíbrio entre expectativas e percepções quando a qualidade é definida como aceitável.
“O padrão de qualidade é o nível de qualidade que define a fronteira entre o aceitável e o inaceitável. Tais padrões podem ser limitados por fatores operacionais, como o estado da tecnologia na fábrica, o número de pessoas na folha de pagamento e os limites de custos de fazer o produto. Ao mesmo tempo, todavia, eles precisam ser adequados às expectativas dos consumidores”(SLACK,199:.559).
Embora não haja definição exata do que seja o termo, até a década de 80 as empresas entendiam que qualidade podia ser traduzida por fábricas estruturadas, bens manufaturados e processos produtivos.
A partir de então, surgiu um conceito de qualidade ampliado para bens e para serviços.Juran(1997) disserta que algumas definições de qualidade compreendem alguns subconjuntos(detalhes) da qualidade.Como subconjuntos da qualidade de bens,pode-se destacar as características/propriedades do produto;o desempenho do produto;a competitividade do produto no mercado consumidor;a segurança no uso do produto; a confiabilidade do produto;a facilidade de manutenção;a disponibilidade de reposição de peças do produto;a durabilidade;o apelo estético;e a conformidade com especificações,padrões e procedimentos.
A qualidade pode ser desdobrada em categorias elaborada por David Garvin,com base em cinco abordagens,e apresentada por Slack(1997)da seguinte forma:
a)abordagem transcendental:a qualidade é vista como “um sinônimo de excelência inata”.Como exemplo:um vestido da alta-costura.
b)abordagem baseada em manufatura:a qualidade corresponde a produtos isentos de erros ou produtos produzidos e entregues conforme foram projetados.Um vestido prêt-à-porter “embora não necessariamente o ‘melhor’ disponível”,pode ser expresso como um produto de qualidade desde que sua elaboração e entrega estejam em conformidade com o projeto;
c)abordagem baseada no usuário:nesta definição,a qualidade está implícita na adequação do produto ao seu propósito.Fazendo uma analogia com o exemplo citado por Slack(1997),um vestido que é produzido conforme seu projeto e rasga após dois dias de uso,não está de acordo com seu propósito.
d)abordagem baseada no produto:a qualidade é um “conjunto mensurável e preciso de características que são requeridas para satisfazer o consumidor”(SLACK,1997,p.551).Exemplificando:um vestido pode ser elaborado para que o tecido não laceie com o tempo,precisando de ajustes conforme o corpo da cliente;e
e)abordagem baseada no valor:a qualidade conceituada em termos da percepção “custo” versus “preço final”.Um vestido “simples e inexpressivo” pode ter bom valor”,se for adequado ao uso por um prazo razoável de tempo.
Juran(1997),Slack(1997) e Baxter(2000) abordam o assunto qualidade no planejamento e desenvolvimento de produtos, de maneira semelhante, modificando apenas a nomenclatura e alguns aspectos do planejamento. Estes autores concordam que é vital o estabelecimento de metas de qualidade para o projeto de produto, pois o desenvolvimento sistemático de produtos resulta da combinação entre as necessidades do cliente, o mercado, o concorrente e os funcionários especialistas, gerando um grande número de características de qualidade dos produtos.“O parâmetro de qualidade envolve a satisfação das necessidades dos clientes através da escolha e definição de suas metas”(Juran,1997:167).
De acordo com Juran(1997), os produtos devem conter características de qualidade, que são definidas como as propriedades que atendem a satisfação de determinadas necessidades do consumidor.Slack(1997:71) atesta que, às vezes, a qualidade é entendida como parte visível de uma operação, o que o “consumidor considera relativamente fácil de julgar”e influencia a sua satisfação ou não”.
Conforme a percepção do cliente, a qualidade de um produto pode ser traduzida pela ausência de deficiências. A ausência de deficiências nos produtos possibilita às empresas(JURAN,1997)a redução dos índices de erros, de trabalho refeitos e o desperdício;das falhas no uso da produto e, conseqüentemente, menores custos de garantia.Também possibilita a diminuição da insatisfação do cliente quanto ao produto; a redução de inspeções, testes, custos e do prazo de lançamento de novos produtos;melhoria do prazo de entrega e o aumento dos rendimentos e da capacidade da empresa.
Já as características de qualidade do produto, que atendam às necessidades do cliente, possibilitam às empresas o aumento de satisfação deste consumidor através da venda do produto e, conseqüentemente, o aumento da participação da empresa no mercado. De acordo com Juran (1997:10) produtos com qualidade superior causam um grande efeito sobre as vendas, pois”normalmente a qualidade superior custa mais “caro.
Slack (1997)conceitua “características de qualidade do produto” como as “conseqüências das especificações do projeto”examinadas pelo consumidor e que interferem no planejamento e controle da qualidade do projeto do produto.Como características de qualidade pode-se destacar os seguintes itens:
a)funcionalidade:refere-se ao desempenho de uso e aspectos inerentes ao produto;
b)aparência:inclui o aspecto estético,visual,sensorial,sonoro ou olfativo do produto;
c)confiabilidade:consiste no desempenho do produto ao longo do tempo médio tolerado para seu uso.
d)durabilidade:é a vida útil do produto,com modificações e consertos ocasionais;
e)recuperação:baseia-se na solução de problemas do produto com facilidade;e
f)contato:pode incluir a empatia e o conhecimento do contato pessoa a pessoa.

Embora para Slack (1997, p. 552) a qualidade possa ser entendida de maneira diferente, conforme a visão da "operação" e a visão do "consumidor", sua definição de qualidade é "a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores". Isto implica em projetos de matérias, instalações e processos controlados com a finalidade de garantir que o produto ou serviço atenda às especificações exigidas pêlos consumidores, combinando o propósito do produto e seu valor em termos de custo e preço. Significa, também, uma "adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço". Quando a expectativa dos consumidores em relação ao produto é grande e a sua percepção é pequena a qualidade percebida pelo consumidor é pobre. Se ocorrer o contrário, com expectativas menores que as percepções, a qualidade é percebida como boa. Somente há equilíbrio entre expectativas e percepções quando a qualidade é definida como aceitável. Este contexto é importante no momento de identificar problemas de qualidade nos produtos.

O padrão de qualidade é o nível de qualidade que define a fronteira entre o aceitável e o inaceitável. Tais padrões podem ser limitados por fatores operacionais, como o estado da tecnologia na fábrica, o número de pessoas na folha de pagamento e os limites de custos de fazer o produto. Ao mesmo tempo, todavia, eles precisam ser adequados às expectativas dos consumidores (SLACK, 1997, p. 559).


As características que orientam a qualidade do produto de moda começam na definição e análise das matérias-primas (fibras, fios, tecidos), passando pelas fases de criação, desenvolvimento, confecção, acabamento e sua relação com o consumidor, no uso diário. (Sandra S.Rech Drª Engenharia da Produção PPGEP/UFSC.Prfª. Departamento de Moda, UDEZC.)

Embora para Slack (1997, p. 552) a qualidade possa ser entendida de maneira diferente, conforme a visão da "operação" e a visão do "consumidor", sua definição de qualidade é "a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores". Isto implica em projetos de matérias, instalações e processos controlados com a finalidade de garantir que o produto ou serviço atenda às especificações exigidas pêlos consumidores, combinando o propósito do produto e seu valor em termos de custo e preço. Significa, também, uma "adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço". Quando a expectativa dos consumidores em relação ao produto é grande e a sua percepção é pequena a qualidade percebida pelo consumidor é pobre. Se ocorrer o contrário, com expectativas menores que as percepções, a qualidade é percebida como boa. Somente há equilíbrio entre expectativas e percepções quando a qualidade é definida como aceitável. Este contexto é importante no momento de identificar problemas de qualidade nos produtos.

O padrão de qualidade é o nível de qualidade que define a fronteira entre o aceitável e o inaceitável. Tais padrões podem ser limitados por fatores operacionais, como o estado da tecnologia na fábrica, o número de pessoas na folha de pagamento e os limites de custos de fazer o produto. Ao mesmo tempo, todavia, eles precisam ser adequados às expectativas dos consumidores (SLACK, 1997, p. 559).

6.1 Conceitos de Qualidade

Ao analisarmos vários métodos de qualidade, decidimos aderir ao método de qualidade usado por Araújo (1996 p. 35 a 44).

Criar os produtos e respectivos moldes para a coleção, de acordo com a moda.
Analisar os protótipos e tentar simplificá-los.
Solicitar as amostras ao departamento técnico, enviando envelope com moldes, amostras de tecido, cores, etc.
Ficha técnica de confecção;
Ficha de pedido de amostras.
Solicitar a execução da produção ao departamento técnico, enviando a ficha de pedido.

Departamento Técnico

O departamento técnico é o cérebro da parte fabril da empresa e ela colabora na resolução de problemas industriais, uma equipe de técnicos especializados responsáveis pela decisão sobre a metodologia a seguir para a produção de produtos com as especificações, qualidade e prazo de entrega acordados com o cliente, ao mais baixo custo possível. O diretor técnico é responsável perante o diretor geral pela execução direta ou indireta das seguintes tarefas:

Amostras,
Encomendas,
Tecidos,
Corte, encaixes, riscos e sistema de controle de desperdícios,
Métodos de laboração na confecção,
Especificação dos requisitos dos fios,
Especificação dos requisitos da ultimação,
Circuitos de produção dos produtos.

Sistema De Controle De Qualidade Preventivo:
Inspeção da linha de coser e acessórios de confecção, na recepção,
Revista da matéria-prima (tecido), na recepção,
Revista durante e após a confecção,
C.Q. (Controlo de Qualidade) volante na produção (verifi­cação das características dos produtos em fabricação, verificação das afinações das máquinas e do seu estado de manutenção e limpeza), C.Q. laboratorial sistemático.

Modelagem
Engenharia de moldes, graduação e preparação dos moldes para o corte na produção. (Sistema CAD)
Preparação do plano de corte para a produção e da ficha téc­nica de corte. (Sistema CAM)

Prototípia
Execução dos protótipos.
Prestar a colaboração necessária ao encarregado de tempos e métodos.

Estudos E Especificações De Suprimentos E Matéria-Prima
Efetuar estudos de tecidos e acessórios e preparar especificações e respectivas fichas técnicas.
Preparar ficha de pedido de materiais para a amostra.

Formação Profissional Na Empresa
São as seguintes às responsabilidades da seção de estudo do trabalho:

Preparação da ficha técnica de costura.
Implantação da linha de fluxo continuo de confecção.
Determinação dos tempos de execução das tarefas, produtos e encomendas e seu fornecimento à contabilidade de custos e planejamento e controle de produção.
Estudos sobre métodos de laboração na confecção.
Prestar a colaboração necessária ao encarregado de prototípia
segue abaixo link com aula do dia 30/04, de desenvolvimento de coleção.

data 30 de abril Desenvolvimento de Coleção.ppt

atividades complementares - prazo de entrega

Queridos alunos

A Soraia (assistente da Profª Cleusa) estará recebendo as ATVS. COMPLMTS.

DATAS: 17/05 a 21/05

Atenção para o prazo.

Após esta data, só no próximo semestre com data a ser fixada posteriormente.

Avisem a todos, por gentileza.

Profª Mary Pennesi

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dúvidas a respeito do PIM

Segue abaixo tópicos explicados via e-mail enviado pela professora Mary:


1 - A parte escrita deverá ser entregue em capa dura sim. Conteúdo: toda a história do TEMA, dentro deste tema vc tira o sub tema, que é uma história com base no Tema central. A professora de MKT. vai orientá-los com relação a toda formatação e a organização do trabalho escrito.

2 - Painéis: são todos montados no tamanho A3 (folha de sulfite) dentro do Pim. Todos coloridos. Já expliquei em sala, mas podem tirar dúvida caso seja necessário.

3 - Cartela de cores: impressa junto com o trabalho, podem criar da sua maneira, mas sempre no tamanho de sulfite.

4 - As 30 peças serão em desenhos técnicos no Corel. Se vc preferir pode ser colorido, ficam mais bonitos. O trabalho fica mais rico. As peças ilustradas mudaram para 6 (seis) desenhos frente e costa, COLORIDOS.

5 - O look a ser confeccionado será somente 01 (um). Com ficha técnica do mesmo (colorido), dentro do trabalho impresso.

6 - O look confeccionado deve fazer o desenho ilustrado frente e costa, colorido, dentro do trabalho.

7 - O item: Controle de qualidade; com a professora Queila.

DATA: entrega do trabalho, impreterivelmente 11/06 (onze de junho). A entrega fora do prazo implica 01 ponto a menos na nota final, a cada dia de demora.

A apresentação será no auditório.

Datas: dias 15, 17 e 18 de junho.

Grupos dia 15/06: 01 a 05
Grupos dia 17/06: 06 a 10
Grupos dia 18/06: 11 a 14

Segue a listagem de grupos:


GRUPOS DO PIM

RA NOME DO ALUNO

Nº 01 A2393B-3 SAMARA SILVA CHAVES
479292-0 TATIANE VAZ RODRIGUES
641198-3 MARIA DE FÁTIMA FREITAS
A07FEI-6 TATIANE BEDÊ
A00BGI-7 PATRÍCIA MIURA
971986-5 JACIARA RODRIGUES

Nº 02 A32386-4 DANIEL SALLUM
A211AC-1 BÁRBARA OLIVEIRA
A13068-3 KÁTIA FREITAS
A225BI-9 DAISY GUERRA

Nº 03 A17ABG-0 JOSÉ ANTÔNIO RAMOS ALVES
A13241-4 ANA CLÁUDIA VIEIRA DE LEMOS
A197IB-9 ELAINE DA SILVA SOUZA
A17517-2 LIDIANE PAULINO DO NASCIMENTO

Nº 04 A29321-8 JORGE ALBERTO (KEVIN)
13417F-4 ADRIANA R. MORI
A31HID-8 VILMA ARANTES SILVA
A28JEE-3 LUIS FERNANDO BOZ OGLOU
A29090-7 TATHIANA TAKAHASHI
A30239-5 ELOISA CRISTINA TEIXEIRA

Nº 05 A29545-3 TAMARES SILVA DE OLIVEIRA
A31333-8 ELENICE BARBOSA DOS SANTOS
A31540-3 ADRIANA DECOL
A11CHD-0 CLÁUDIA NOVAIS DE BRITO
A3466C-4 RAIZA MAIA L. PINHEIRO

Nº 06 A0869G-7 VANESSA BIANCULLI
A21904-8 LUCIANA ALVES DE ANDRADE
977682-6 AMANDA CABRAL
A050BJ-2 FÁBIO MARCELO HENRIQUE
A1719H-2 RODOLFO LEONARDO LOPES
A04JHH-9 JOSENICE DE OLIVEIRA DIAS

Nº 07 A068DH-7 ANNE CAROLINE SIMÃO
A07958-0 ÉRICA DE CARVALHO CHAN
A068DH-7 ANNE CAROLINE SIMÃO
A22EFB-1 LEONARDO HENRIQUE BURIOZZI

Nº 08 A17FAG-5 PRISCILA DO NASCIMENTO LAMEIRA
A19ABG-1 Mª TERESA M. DE SOUZA
A23EDD-9 DAYLANE DE S. CERQUEIRA

Nº 09 A227IH-4 NATÁLIA CRISTINA FLORÊNCIO
A04GJE-0 MICHELE ROCHA DOS SANTOS

Nº 10 A182CH-7 RENATA TAVARES DA SILVA
A19JAI-8 BÁRBARA AMANDA PEDRINI
A21904-8 LUCIANA DE FRANÇA SILVA
A22700-8 FERNANDA BARBOSA DO NASCIMENTO
SUELI M. MELLO

Nº 11 A23171-7 DOUGLAS DO N. CUSTÓDIO (NICK)
A185HH-2 ANA PAULA RIBEIRO
44296-1 CAMILA BASTOS DA SILVA
A1878H-9 GERCILA PINHEIRO DO NASCIMENTO
445146-5 LORISE CAOVILLA FRANCO

Nº 12 A04AJE-1 HENRIQUE RUY C. SILVA
591315-2 FELIPE AMARO DE OLIVEIRA
A28977-1 MICHELLE DE F.D. DOS S. THIBES
182742-1 ANA PAULA RIBEIRO
A144AD-0 CRISTIANE GONZALES CORREIA

Nº 13 A242DB-8 CAROLINA MARTINS DE CARVALHO
A12095-5 Mª CLARA DOS SANTOS GANANCIN
A03ADJ-3 MARIANA J. TEIXEIRA GHIRARDELLO
A23437-3 VIVIANE APARECIDA DE LIMA

Nº 14 A265DF-0 LINDACI JANUÁRIO DE LIMA
28 MAI: 18:32 às 18:48h

domingo, 9 de maio de 2010

Sobre a formatura

Galera, peço desculpas, mas não consegui colocar o contrato e o cardápio da formatura aqui pra vocês imprimirem.
Vou tirar xerox do contrato e levo pra vocês amanhã, ok?!

Beijo. =]